Conheça o Ciências sem Fronteiras. O programa que beneficiou vários estudantes de graduação e pós, com bolsas de estudo e de incentivo à pesquisa. Você pode viajar para países com tecnologia e ciência avançadas. Continue lendo este post e conheça tudo sobre o Ciências sem Fronteiras e como se inscrever.
Ciências sem Fronteiras
O Ciências sem Fronteiras é uma iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) juntamente com o Ministério da Educação (MEC).
O programa tem o objetivo de consolidar e expandir a ciência e tecnologia, exaltando a inovação e competitividade brasileira, beneficiando os alunos com intercâmbio e mobilidade internacional.
Além de enviar brasileiros para estudar o alfabeto lettering, o programa também busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
Promover a inserção das instituições brasileiras no exterior através dos cientistas do programa, é um dos grandes objetivos do Ciências sem Fronteiras.
Ciências sem Fronteiras: Requisitos
Para se candidatar ao programa, e necessário atender aos requisitos de acordo com as especificações de cada candidato, confira:
- Ser brasileiro ou naturalizado;
- Estudar em instituições de ensino superior brasileiras;
- Cursar uma das áreas prioritárias do programa, que veremos no tópico a seguir;
- Ter obtido no mínimo 600 pontos no ENEM, em provas realizadas a partir de 2009;
- Possuir boas notas, que devem ser emitidas pela IES.
Se você deseja tornar sua instituição parceira do programa, e não concorrer como estudante, entre em contato com a Central de Atendimento do programa através do telefone 0800 61 61 61. O atendimento funciona de segunda à sexta, sempre das 8h às 20h.
Ciências sem Fronteiras: Áreas de Estudo
As áreas ofertadas para pesquisas, tem algumas especificações. No Programa Ciência sem Fronteiras, as áreas contempladas são:
- Engenharias e demais áreas tecnológicas;
- Ciências Exatas e da Terra;
- Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
- Computação e Tecnologias da Informação;
- Tecnologia Aeroespacial;
- Fármacos;
- Produção Agrícola Sustentável;
- Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
- Energias Renováveis;
- Tecnologia Mineral;
- Biotecnologia;
- Nanotecnologia e Novos Materiais;
- Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
- Biodiversidade e Bioprospecção;
- Ciências do Mar;
- Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);
- Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
- Formação de Tecnólogos.
Ciências sem Fronteiras: Destinos e Instituições
Os estudantes e pesquisadores do Ciências sem Fronteiras, serão beneficiados com ensino e oportunidade de pesquisa nas melhores instituições, sendo os mais bem conceituados de acordo com a área de conhecimento do aluno.
O programa possui parceira com diversas instituições de ensino ao redor do mundo, com programas de intercâmbio e pesquisa. Novos acordos e parcerias surgem constantemente entre o Ciências sem Fronteiras e instituições internacionais.
Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Cingapura, Espanha, Finlândia, França, Itália e Japão, são apenas alguns dos mais de 30 países.
Ciências sem Fronteiras: Inscrições
Se você atende aos requisitos e regras do programa, pode realizar sua inscrição no Ciências sem Fronteiras diretamente no site do programa.
Neste link você será direcionado à página de inscrições do Ciências sem Fronteiras. As chamadas para 2022 ainda não estão abertas, mas você pode conferir neste link todas as oportunidades que ainda estão sendo ofertadas pelo programa.
Caso você deseja alguma informação sobre as chamadas que serão abertas, entre em contato com o programa através do Fale Conosco ou pelo 0800 616161 opção 0 e subopção 1.